segunda-feira, 14 de abril de 2014

O choro de Gerrard


Texto publicado no Superesportes desta segunda-feira, 14/04/2014. Capitão do Liverpool desde 2002, Steven Gerrard não conteve a emoção após a vitória de sua equipe sobre o Manchester City

Emanuel Leite Jr.

Como se mede a emoção de uma vitória? Quando entrou nas categorias de base do Liverpool, em 1987, Steven Gerrard tinha sete anos. Ao fim daquela temporada, os Reds celebraram seu 17º título inglês. Em 1990, veio o 18º e último troféu nacional. De lá para cá, veio o longo jejum, a criação da Premier League em 1992 e o Manchester United se tornando o maior campeão inglês (20 títulos). Gerrard se profissionalizou em 1998. Em 2002, passou a ser o capitão da equipe que defende por toda a vida. Ontem, ao fim da emocionante vitória de seu time sobre o Manchester City por 3 a 2, Gerrard não se segurou. Chorou como uma criança. O sonho de todas as crianças dos Reds em ver o Liverpool, finalmente, campeão. Ontem, o Liverpool assumiu a liderança isolada e depende apenas de si para sair da fila.

O confronto que era considerado uma final antecipada. Quem vencesse passaria a depender apenas de si para conquistar o título. Antes do jogo, uma homenagem às vítimas da tragédia do estádio Hillsborough, em 1989, quando 96 torcedores do Liverpool morreram. Com o apoio da massa que lotava o Anfield Road, os Reds entraram em campo de forma matadora. Logo aos cinco minutos, Suárez deu grande passe para Sturridge, que driblou o zagueiro e bateu para o gol. A pressão dos donos da casa era enorme. A goleada não veio por um acaso. Aos 25, o Liverpool ampliou com uma bela cabeçada de Skrtel.

Depois de dominar o primeiro tempo, os Reds voltaram do intervalo muito relaxados. O Manchester City se aproveitou disso e não se deu por vencido. Aos 11, após bela linha de passe, com a bola de pé em pé, David Silva diminuiu a diferença. Seis minutos depois, o espanhol voltou a se destacar, cruzou na área e Glen Johnson fez contra o gol de empate dos Citizens.

Com as duas equipes precisando da vitória, o jogo ficou ainda mais emocionante. O Liverpool sentiu o peso do empate e viu o City crescer, moralizado em busca da reviravolta. Aos 32, porém, um vacilo do zagueiro Vincent Kompany deitou por terra todo o esforço dos Citizens. O brasileiro Philippe Coutinho aproveitou a oportunidade e, de primeira, mandou belo chute para o fundo das redes de Hart. Era o terceiro gol do Liverpool. Da vitória. Da liderança. E da emoção. Que tomou todo Anfield Road e escorreu pelos olhos de Gerrard.

Resultados
Crystal Palace 1x0 Aston Villa
Stoke City 1x0 Newcastle
Sunderland 0x1 Everton
Fulham 1x0 Norwich
Southampton 0x1 Cardiff City
West Bromwich 3x3 Tottenham
Liverpool 3x2 Man City
Swansea 0x1 Chelsea

Hoje
15h45
Arsenal x West Ham

Top 5
Clube   P          J
Liverpool         77        34
Chelsea           75        34
Man City         70        32
Everton           66        33
Arsenal           64        33

Um comentário:

  1. Sem dúvidas foi um dos momentos mais marcantes dessa rodada de futebol pelo mundo, especialmente se o título se confirmar depois dessa importante partida, desse confronto direto, não irei aqui falar dessa figura excepcional que é o interminável Gerrard, exemplo de atleta, amor e dedicação a um clube. Esse já esta imortalizado, mas tem muito ainda o que dar e tem plenas condições de conduzir os vermelhos a esse título e ao fim dessa fila.

    ResponderExcluir