domingo, 12 de janeiro de 2014

Clássico sob a sombra de Eusébio



"A melhor homenagem que podemos prestar a Eusébio será vencer o Porto. Estou certo de que seria esse o seu desejo para este jogo", afirmou o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, poucos dias após a morte do maior símbolo do clube lisboeta. Tradicionalmente um jogo escaldante, devido à rivalidade que ultrapassa as quatro linhas do gramado e que envolve muito da história sócio-política portuguesa, o clássico entre Benfica e Porto de hoje ganhou contornos ainda mais emotivos. Afinal, este é o primeiro jogo dos encarnados depois do falecimento de seu ícone. Quis o destino que fosse justamente diante de seu arquirrival, no maior clássico português. E o clima que se criou pelos lados do Estádio da luz, palco do confronto, é de comoção total. A partida, válida pela 15ª rodada, inicia-se às 13h (horário do Recife).


Na última vez em que se enfrentaram, no dia 11 de maio de 2013, Benfica e Porto praticamente decidiram o campeonato português. Em jogo da penúltima rodada da temporada 2012/13, a equipe lisboeta teve a oportunidade de ser campeã no Estádio do Dragão, casa do Porto. Os encarnados saíram na frente. Um empate, deixava o Benfica com uma mão na taça. Mas aos 47 minutos do segundo tempo, um jovem brasileiro chamado Kelvin mudou os rumos do campeonato. O atacante marcou o gol da virada portista e sedimentou a conquista do tricampeonato azul e branco.


Passados oito meses, os dois rivais voltam a se encontrar. Desta vez, em jogo válido pela 15ª rodada, a última do primeiro turno da liga portuguesa. Curiosamente, as duas equipes chegam a este clássico empatadas na tabela de classificação. Ambas somam 33 pontos, com 10 vitórias, três empates e apenas uma derrota. Neste que tem sido o campeonato mais equilibrado da história do país, Porto, Benfica e Sporting viraram o ano de 2013 para 2014 empatados na primeira colocação. Fato inédito na liga, que chega à sua 80ª edição. Com o empate do Sporting, ontem, frente ao Estoril, o vencedor do clássico assume a liderança isolada. Novo empate, mantém o trio de ferro em igualdade pontual.


Ciente do clamor benfiquista pela homenagem ao Pantera Negra, o técnico Jorge Jesus, não deve ter, porém, todas as suas armas. O meia argentino Salvio e o atacante paraguaio Cardozo são baixas. Enquanto, de última hora, surgem informações de que Matic - já acertado com o Chelsea - não tem demonstrado vontade de alinhar na partida. Além deles, o comandante encarnado faz mistério com relação ao goleiro. Jesus esconde se o brasileiro Artur volta ao gol, depois de três jogos de ausência por lesão, ou se manterá o jovem esloveno Oblak, que vem muito bem na função.


Pelo lado dos Dragões, o herói do título, Kelvin, dificilmente será titular. O atacante tem sido pouco utilizado pelo técnico Paulo Fonseca e o mais provável é que comece a partida no banco. Quem poderá fazer sua reestreia com a camisa azul e branca é Ricardo Quaresma. Reforço na janela de inverno, o português volta ao Porto cinco anos depois de sua saída para a Inter de Milão. Em seu último clássico no estádio da Luz, na temporada 2007/08, Quaresma marcou o gol da vitória azul e branca por 1 a 0. Quem sabe o habilidoso atacante não seja a arma secreta portista para frustrar os desejos benfiquistas.


Eusébio, o artilheiro do clássico


Na história do clássico, o Porto tem seis vitórias a mais do que o Benfica - 88 x 82. Mas, nos 15 anos em que Eusébio vestiu a camisa encarnada, os azuis e brancos sofreram muito com o Pantera Negra. Em 33 partidas, o ícone lusitano marcou 25 gols, sendo até hoje o maior artilheiro do confronto. No total, foram 15 vitórias benfiquistas, contra oito portista.


33
jogos


15
vitórias do Benfica


10
empates


8
vitórias do Porto


Histórico de confrontos


Total


225
jogos


88
vitórias do Porto


55
empates


82
vitórias do Benfica


Pelo campeonato


158
jogos


62
vitórias do Porto


43
empates


53
vitórias do Benfica


+jogos
Braga 3x0 Guimarães
Rio Ave 1x1 Marítimo
Estoril 0x0 Sporting

13h
Benfica x Porto
Académica x Paços de Ferreira
Olhanense x Setúbal
Arouca x Belenenses


16h15
Nacional x Gil Vicente


Tabelão
Espanhol
Granada 4x0 Valladolid
Athletic Bilbao 6x1 Almería
Celta de Vigo 2x1 Valencia
Atlético Madrid 0x0 Barcelona
Elche 1x1 Sevilla
Getafe 0x1 Rayo Vallecano


13h
Betis x Osasuna


15h
Espanyol x Real Madrid


17h
Levante x Málaga


Inglês
Hull City 0x2 Chelsea
Fulham 1x4 Sunderland
Cardiff City 0x2 West Ham
Everton 2x0 Norwich
Tottenham 2x0 Crystal Palace
Sothampton 1x0 West Bromwich
Man United 2x0 Swansea City

11h05
Newcastle x Man City


13h10
Stoke City x Liverpool


Italiano
Livorno 0x3 Parma
Bologna 0x0 Lazio
Torino 0x0 Fiorentina


11h
Verona x Napoli
Roma x Genoa
Cagliari x Juventus
Atalanta x Catania


16h45

Sassuolo x Milan

Nenhum comentário:

Postar um comentário