sábado, 28 de dezembro de 2013

O campeonato que ainda não acabou

Na sequência da retrospectiva de fim de ano do Superesportes, hoje o futebol brasileiro teve o seu destaque. Contribui escrevendo sobre o imbróglio envolvendo Portuguesa, Fluminense, STJD... Um resumo dos acontecimentos, com boa dose de minha opinião acerca do tema.



No ano em que os jogadores brasileiros passaram a reivindicar - através do Bom Senso FC - uma revisão no extenuante calendário do futebol nacional, o Campeonato Brasileiro da Série A se estenderá para além das datas previamente estipuladas. Dentro de campo, a bola deixou de rolar no dia 8 de dezembro, quando se encerrou a 38ª rodada. Que deveria ter sido a última do Nacional.

Longe das quatro linhas, obedecendo a todas as formalidades dos rituais judiciários, camisas, calções e chuteiras deram lugar aos ternos e gravatas. O drible, o passe em profundidade, o balançar das redes foram substituídos pelos datas vênia, douto, e outros jargões jurídicos. No Superior Tribunal de Justiça Desportiva, mais duas rodadas. Jogando em casa - o “Tribunal” tem sede no Rio de Janeiro - o Fluminense aproveitou as 39ª e 40ª rodadas para ultrapassar a Portuguesa. Condenada à Série B, a Lusa promete não se dar por vencida.

No dia 16 de dezembro, a 39ª rodada do Brasileirão - realizada na comissão disciplinar do STJD - derrotou a Portuguesa por 5 a 0. Por conta da escalação irregular do meia Héverton na partida contra o Grêmio, na 38ª rodada, a Lusa perdeu quatro pontos. Com a punição, o clube paulista caiu da 12ª colocação para a 17ª, sendo, assim rebaixada. Ontem, o pleno do STJD realizou a 40ª rodada do Brasileirão. A Portuguesa foi novamente goleada. Por unanimidade - 8 a 0 - o órgão administrativo disciplinar da CBF manteve o rebaixamento da Lusa.

Derrotado na esfera esportiva, o presidente da Portuguesa, Manuel da Lupa, acredita que a luta de seu clube para permanecer na Série A ainda não chegou ao fim. Amparando-se no Estatuto do Torcedor - Lei 10.671/03 - o dirigente promete defender o direito de sua agremiação. O artigo 35 da lei federal determina que as decisões dos órgãos da Justiça Desportiva devam seguir o que é adotado em relação às decisões dos tribunais federais.

O ano de 2013 vai chegando ao fim. O Campeonato Brasileiro 2013, porém, vai adentrar pelo ano de 2014. Sua 41ª rodada deve se dar nos Tribunais. Desta feita, nas tribunas do Poder Judiciário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário