quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Grupo da morte à vista?

Logo mais, no Mônaco, a UEFA sorteia os oito grupos da Liga dos Campeões 2013/14. Sabe como funciona o sorteio? Confira abaixo.



Às 12h30 de hoje, no Principado do Mônaco, a UEFA realiza o sorteio da fase de grupos do maior torneio interclubes do mundo, a Liga dos Campeões. Para a definição dos oito grupos, os 32 clubes classificados - 22 de forma direta e 10 vindos do play-off - foram divididos em quatro potes, com oito equipes em cada um. A divisão dos potes é determinada pelo ranking de coeficientes da própria UEFA, que leva em consideração a pontuação dos clubes nas últimas cinco temporadas em competições continentais (Liga dos Campeões e Liga Europa).

Devido a este critério, existe a possibilidade de surgir um “grupo da morte”, com quatro equipes tradicionais do futebol europeu. No ano passado, por exemplo, o grupo D da competição reuniu quatro campeões nacionais - Real Madrid, Manchester City, Ajax e Borussia Dortmund. Para a edição deste ano, nada impede que o sorteio coloque frente a frente constelações como Barcelona, Paris Saint-Germain, Borussia Dortmund e Napoli em uma mesma chave. Por outro lado, é possível sair um grupo de azarões com Benfica, CSKA Moscou, Basel e FC Copenhague.

Além da divisão em potes, outros critérios são levados em consideração, como clubes do mesmo país não poderem se enfrentar na fase de grupos. Para isso, quando há dois clubes do mesmo país (caso de Portugal e França), estes são colocados de forma que um atue na terça e outro na quarta-feira, para que quando uma equipe atuar em casa, a outra jogue fora. A Itália,  com três representantes, terá dois clubes com jogos emparelhados. Por fim, os países com quatro times (Alemanha, Espanha e Inglaterra), serão feitos dois pares de acordo com as audiências das transmissões televisivas.

Como funciona o sorteio

32
equipes

4
potes

2 clubes do mesmo país
São colocados de forma que um atue na terça e outro na quarta-feira, para que quando uma equipe atuar em casa, a outra jogue fora.

3 clubes do mesmo país
Só dois clubes terão os jogos emparelhados

4 clubes do mesmo país
Serão feitos dois pares de acordo com as audiências das transmissões televisivas

2 cores
Para que times do mesmo país joguem em dias diferentes, os grupos são distinguidos

Grupos A a D
vermelho

Grupos E a H
azu

- Quando um clube emparelhado é sorteado, por exemplo, para um dos grupos vermelhos, o outro clube emparelhado, quando sorteado, é automaticamente colocado em um dos quatro grupos azuis.


- Quando o sorteio estiver concluído, um outro sorteio, feito por computador, irá determinar a ordem dos jogos em casa e fora.

Potes

Quatro potes, oito clubes em cada um. Fonte: reprodução site UEFA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário