domingo, 19 de maio de 2013

Uma vida no Manchester


O Manchester United se despede hoje de um mito. Sir Alex Ferguson comandará os Red Devils pela última vez. Foram 26 anos e meio à frente do gigante inglês. Anos de muitos títulos e muitas glórias. Confira os números de Ferguson à frente do United e conheça outros treinadores que se notabilizaram pela longevidade em seus clubes.

26 anos e meio. Este foi o período em que Alex Ferguson esteve à frente do Manchester United. Quando assumiu o comando do clube, os Red Devils tinham sete títulos ingleses, ocupando a quarta posição no ranking de campeões, atrás de Liverpool, Everton e Arsenal, e ao lado de Aston Villa. Hoje, por volta das 14h, quando o árbitro soar o apito final de West Bromwich x Man United, Ferguson fará sua despedida definitiva do clube. Aposentado aos 71 anos de idade. Mas deixará seu legado para a história. O United, campeão inglês, levantará o 20º troféu nacional, ampliando para dois títulos a diferença sobre o Liverpool, como o maior campeão Inglês.

Números de Ferguson no United

1499 jogos no comando do clube
894 vitórias e apenas 267 derrotas
59,65% de aproveitamento
13 títulos do Campeonato Inglês
65% dos títulos ingleses do United foram com Ferguson (13 de 20)
2 Champions League
2 Mundiais de Clubes
5 Copas da Inglaterra
4 Copas da Liga Inglesa
10 Supercopas da Inglaterra

Longevidade de treinadores

Engana-se quem pensa que Alex Ferguson é o recordista de longevidade como treinador de um time de futebol. Entre clubes semiprofissionais e profissionais, há nomes que ultrapassaram largamente os 26 anos e meio do escocês, com três, quatro e até cinco décadas de trabalho.

51 anos Em 1939, Amadeu Teixeira fundou o América de Manaus com seu irmão. Em 1955 assumiu o comando técnico do time, onde ficou até 2006. É o recordista mundial.

50 anos Jimmy Davies à frente do Waterloo Dock AFC, time semiprofissional que disputa torneios de uma liga da cidade de Liverpool. Davies também vai se aposentar este ano.

44 anos Guy Roux é o recordista no futebol profissional europeu. Treinou o francês Auxerre entre 1961 e 2005, conquistando 1 Campeonato Francês e 4 Copas da França.

33 anos Mais um semiprofissional e também da liga da cidade de Liverpool. Roly Howard comandou o Marine FC entre 1972 e 2005.

Vai ultrapassar
26 anos O norte-irlandês Ronnie McFall, do Portadown FC, é o sucessor do escocês. Sem pretensão de se aposentar, McFall deve ultrapassar a marca de Ferguson em dezembro.

Antecessor
24 anos Antes de Ferguson, o recordista à frente do United era outro escocês. Matt Busby comandou os Red Devils entre 1945 a 1969, sobrevivendo ao desastre aéreo de 1958, em que morreram 21 pessoas, entre as quais sete jogadores do clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário