quarta-feira, 15 de maio de 2013

Passado e presente em final europeia


De um lado, o Benfica. Tradicional clube português, duas vezes campeão da Copa dos Campeões Europeus, atual Liga dos Campeões. Títulos conquistados na década de 1960. Do outro, o Chelsea. Um dos novos ricos europeus. Turbinado pelos petrodoláres do russo Roman Abramovich, conquistou a Liga dos Campeões de 2012. Passado e presente que se embatem hoje, às 15h45, na Amsterdam ArenA. Repescados da Liga dos Campeões, de onde caíram ainda na fase de grupos, portugueses e ingleses disputam a final da Liga Europa, a segunda competição interclubes do Velho Continente. E vão em busca de um título inédito.

A decisão continental passou a ser vista como a salvação da época para os dois clubes. Principalmente para o Chelsea. Foi o primeiro campeão europeu da história a cair na fase de grupos e ainda passou longe de ganhar o Campeonato Inglês e a Copa da Inglaterra. Já o Benfica, depois da derrota de virada para o Porto no Português, no último sábado (11), chega pressionado a Amsterdã. Os encarnados sonhavam com a tríplice coroa - Campeonato Português, Copa de Portugal e Liga Europa -, mas podem acabar a temporada sem nenhum título ou apenas o da Copa de Portugal.

Para a final, o Benfica vai com força máxima. Levou todo o elenco, incluindo o lateral direito uruguaio Maxi Pereira, suspenso. Já o Chelsea, cuja comitiva conta com 25 atletas, ainda não sabe se poderá contar com o capitão John Terry, o meia Obi Mikel e o atacante Hazard, todos com problemas físicos.

+

51.628 capacidade da Amsterdam ArenA
4ª final europeia (de jogo único) na cidade de Amsterdã
1962 ano do segundo e último título europeu do Benfica (5 a 3 no Real Madrid), final que aconteceu em Amsterdã

9 número de brasileiros nos dois clubes, maior que o de portugueses (8) e ingleses (7)

2ª final de Copa da UEFA/Liga Europa do Benfica, que foi derrotado pelo Anderlecht em 1982/83
1ª final de Liga Europa da história do Chelsea

Ibérica? desde que a Copa da UEFA passou a ser denominada Liga Europa, apenas clubes da Península Ibérica conquistaram o torneio - Atlético de Madri (2) e Porto (1). O Benfica pode manter a tendência.

Confrontos

Chelsea x Benfica só se enfrentaram duas vezes em competições europeias. Foi na temporada passada, nas quartas de final da Liga dos Campeões. Os ingleses venceram os dois jogos: 1 a 0 e 2 a 1.

FRASES

“Eu não vejo um favorito. Creio que vai ser uma final interessante para todos. Eles têm experiência em finais europeias, mas nós também temos”, Rafa Benítez, treinador do Chelsea.

“Todos nós aqui, tanto os que estão aqui há muito tempo quanto os que estão há menos tempo, queremos ganhar este troféu para o Chelsea”, Frank Lampard, meia histórico dos Blues.

“Na minha opinião, os melhores times da Liga Europa chegaram à final”, Jorge Jesus, treinador do Benfica.

“Nós podemos fazer história para um clube da importância do Benfica”, Luisão, capitão benfiquista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário