sábado, 11 de maio de 2013

O jogo que vai parar Portugal




Porto x Benfica fazem hoje um clássico decisivo no estádio do Dragão. Os portistas vão atrás da vitória para darem a reviravolta a duas rodadas do fim e partirem para o tricampeonato. Já os vermelhos, podem se sagrar campeões na casa do rival, caso vençam no estádio onde já não ganham pelo Campeonato há oito anos.

Quando entrou em campo, na última segunda-feira (6), em um estádio da Luz lotado com 60.897 torcedores, o Benfica imaginava que os 90 minutos do confronto com o Estoril seriam meramente protocolares. Com quatro pontos de vantagem sobre o histórico rival Porto, os encarnados acreditavam que a vitória frente aos “Canarinhos” eram favas contadas e que manteriam a distância sobre o rival faltando apenas duas rodadas para terminar o Campeonato Português. Em busca de uma vaga na Liga Europa, o Estoril, entretanto, não fez papel de figurante e arrancou um empate, tirando dois pontos ao time comandado por Jorge Jesus. Com o resultado, o clube lisboeta viu a diferença para o rival do Norte cair para apenas dois pontos, às vésperas do grande clássico no estádio do Dragão. Hoje, a partir das 16h30, a bola rola na cidade do Porto. E Portugal vai parar. Se vencer, o Benfica será campeão pela primeira vez no campo do maior rival. Mas se os azuis e brancos fizerem valer a tradição e triunfarem em casa, ultrapassarão o Benfica e ficarão a mais uma vitória do tricampeonato.

Os dois times praticamente não se desgrudaram na classificação desde a primeira rodada. Na estreia, ambos empataram. O Porto, fora de casa, com o Guimarães (0 a 0) e o Benfica, em casa, com Braga (2 a 2). A partir da segunda rodada, contudo, começaram a rivalizar pela primeira colocação do campeonato, que dividiram em igualdade pontual até a 21ª rodada. Foi quando os portistas tropeçaram diante do Sporting, em Lisboa, não passando do 0 a 0. Os encarnados venceram o Beira-Mar por 1 a 0 e se isolaram no topo da tabela, onde se encontram até hoje. Pelo meio, os Dragões ainda perderam mais dois pontos, depois do empate em 1 a 1 com o Marítimo, na Ilha da Madeira.

Na história do futebol português, em 78 edições do Campeonato, apenas em sete ocasiões o time que chegou à penúltima rodada na liderança perdeu o título. O Benfica foi o último clube a conseguir a reviravolta, na temporada 2004/05, batendo o rival lisboeta Sporting. No que toca à grande rivalidade lusitana, apenas o Porto já aplicou reviravoltas. Sim, no plural. Foram três. Em 1958/59, 1978/79 e a última em 1985/86. Se vencer diante de um estádio do Dragão que estará lotado (os ingressos se esgotaram com três dias de antecedência), os azuis e brancos poderão aprontar a quarta reviravolta sobre o histórico oponente.

Campeão na casa do rival

Mesmo preocupados com o jogo na casa do rival – e essa preocupação era visível no semblante do técnico Jorge Jesus, dos atletas e dos torcedores ao final do jogo com o Estoril – o Benfica tem uma motivação extra para o jogo deste sábado. Se bater o Porto, o clube da capital conquistará o campeonato dentro da casa daquele que é o seu maior oponente nas competições nacionais. Este feito seria histórico para os encarnados, que em 2009/10 bateram na trave, também na penúltima rodada. Em compensação, os Dragões já gritaram “campeões, nós somos campeões” em duas oportunidades em Lisboa, a mais recente delas na temporada 2010/11.

1939/40 o Porto, treinado por Mihaly Siska, brigava com o Sporting pelo título. Na última rodada, o difícil embate com o Benfica, em seu antigo campo, Estádio das Amoreiras. Os portistas venceram, 3 a 2, e conquistaram o tricampeonato.

2010/11 no dia 3 de abril de 2011, Benfica x Porto se enfrentavam pela 25ª rodada. O Porto voava em uma temporada histórica. Uma vitória azul e branca valeria o título com cinco rodadas de antecedência. Com um gol contra do goleiro espanhol Roberto e um de pênalti do brasileiro Hulk, o Porto fez 2 a 1 (Saviola descontou, também de pênalti) e fez a festa em pleno estádio da Luz. Os benfiquistas, em atitude antidesportiva, apagaram as luzes do estádio e ligaram o sistema de irrigação do gramado, na tentativa de estragar a celebração dos Dragões. Não adiantou e foi motivo de chacota ainda maior.

Na trave - 2009/10 penúltima rodada do campeonato. O Benfica briga com o Braga pelo título. Os encarnados vão ao Dragão precisando de uma vitória para conquistarem o campeonato de forma antecipada. Mesmo com um a menos quase todo o segundo tempo, o Porto venceu por 3 a 1 e adiou a festa.

Oito anos de jejum

Para ser campeão na casa do Porto, o Benfica precisa fazer algo que não consegue realizar, pelo Campeonato, há quase oito anos. Bater o rival no estádio do Dragão. A última vitória dos encarnados na cidade do Norte de Portugal foi em outubro de 2005, na temporada 2005/06, 2 a 0. De lá para cá, foram seis jogos, com quatro vitórias portistas e dois empates. Dentre as vitórias dos Dragões, está o 5 a 0 aplicado pelo timaço de Hulk e Falcao, comandado por André Villas-Boas.

Histórico de confrontos

224 jogos
87 vitórias do Porto
82 vitórias do Benfica
55 empates

Confrontos no Porto (pelo Campeonato)

78 jogos
47 vitórias do Porto
12 vitórias do Benfica
19 empates

Campeão invicto

Benfica de 1972/73 e Porto de 2010/11, os campeões invictos de Portugal

Na história do Campeonato Português, apenas duas vezes é que houve campeão invicto. Este ano, o feito pode se repetir. Benfica e Porto ainda não perderam na competição.Os encarnados venceram 23 partidas e empataram cinco, nos 28 jogos que disputaram. Já os portistas somam 22 vitórias e seis empates. Para ser tircampeão, o Porto precisa de duas vitórias nas duas últimas rodadas, o que o tornaria campeão invicto. O Benfica também pode ser campeão invicto, basta que empate no Dragão e depois vença o Moreirense na última rodada.

1972/73 ano em que o Benfica foi campeão invicto, com 28 vitórias e 2 empates, em 30 rodadas.

2010/11 ano em que o Porto igualou o feito do rival, conquistando o campeonato de forma invicta, mas com 27 vitórias e 3 empates em 30 rodadas.

Vice-campeão invicto?

É possível de ocorrer. O Porto poderá ser vice-campeão invicto, pois pode empatar com o Benfica, vencer o Paços de Ferreira na última rodada e terminar o campeonato dois pontos atrás do rival, mesmo sem ter sofrido derrotas. Fato curioso, porém não seria inédito.

1977/78 o Porto foi campeão com 22 vitórias, 7 empates e 1 derrota, somando 51 pontos. O Benfica somou os mesmos 51 pontos do rival, com 21 vitórias e 9 empates, mas perdeu o título no saldo de gols: 60 x 45.

Nenhum comentário:

Postar um comentário