sexta-feira, 10 de maio de 2013

Conheça o Sporting, adversário do Náutico na inauguração da Arena Pernambuco


Segundo os dirigentes alvirrubros, o Porto, clube que conquistou 19 campeonatos portugueses nos últimos 30 anos, não pôde vir devido a uma incompatibilidade de datas. Por isso, a alternativa terminou sendo o Sporting, que tem 18 títulos portugueses em toda a sua história, mas só 2 nos últimos 30 anos. Conheça um breve resumo histórico do Sporting, um grande português que atravessa uma fase de muito sacrifício e de poucos títulos.


Gigante em decadência

Fundado em 1906, o Sporting Clube de Portugal tem alguns pontos em comum com o Náutico. Assim como o Timbu é o terceiro clube em títulos e torcidas de Pernambuco, os Leões são, atualmente, o terceiro clube português. Além disso, o Sporting também tem sua história associada à elite de Lisboa, da mesma forma como por muitas décadas o Náutico representou a elite recifense. Apelidado de “Clube dos Viscondes”, que tem no Visconde José de Alvalade como fundador e primeiro sócio, o Sporting conquistou 18 títulos portugueses e 1 Recopa Europeia, 1963/64. O período de glórias dos sportinguistas aconteceu entre as décadas de 1940 e 50, quando conquistaram 11 dos 18 campeonatos de sua história, incluindo o tetracampeonato (1951 a 1954). Nos últimos anos, entretanto, o clube lisboeta vive um período de extrema decadência. Em 31 campeonatos, conquistou apenas dois títulos, o último deles em 2002. Para além do fato de ter conquistado apenas dois títulos, o Sporting ficou fora das três primeiras posições nove vezes, contando com a campanha da atual temporada, a pior de sua história. Em 2012/13, a equipe ocupa a oitava posição (entre 16 participantes), com apenas 36 pontos - são 38 pontos a menos que o Benfica e 36 que o Porto.

Os cinco violinos
Nas temporadas 1950/1951, 1951/52, 1952/53 e 1953/54 o Sporting conquistou uma das maiores sequências de títulos do futebol português, o tetracampeonato - feito que só foi superado em 1999, pelo pentacampeonato do Porto, e igualado pelo mesmo Porto em 2009. A linha de frente do time leonino, formada por cinco atacantes, ficou marcada na história do clube, que ficou conhecido como “Os cinco violinos”: Jesus Correia, Manuel Vasques, Fernando Peyroteo, José Travassos e Albano.



Luís Figo e Cristiano Ronaldo
Duas crias das categorias de base do Sporting são motivos de orgulho para os leoninos. Luís Figo, melhor jogador do mundo em 2001, e o astro Cristiano Ronaldo, melhor do mundo em 2008, brilharam primeiro em Alvalade antes de conquistarem o mundo.

Jardel
Ídolo do Porto, onde foi tricampeão e quatro vezes artilheiro do Português, o centroavante Jardel retornou a Portugal, após passagem pelo Galatasaray, vestindo a camisa do Sporting. E com o clube de Alvalade, o brasileiro fez história. Com 42 gols marcados, em 30 jogos, Jardel foi o protagonista do último título português do Sporting.

Rui Patrício
Do atual elenco sportinguista, o único jogador que se destaca é o goleiro Rui Patrício, nome habitual nas convocações da seleção portuguesa.

O estádio

O novo estádio José de Alvalade foi construído para sediar jogos da Euro 2004, realizada em Portugal. Com capacidade para 50.049 espectadores, o Alvalade foi inaugurado em 6 de agosto de 2003, com a partida Sporting 3 a 1 Manchester United. O local recebeu a final da Copa da UEFA 2004/05, em que o próprio Sporting esteve presente e perdeu para o CSKA Moscou (3 a 1). Campeão português pela última vez em 2002, os sportinguistas jamais gritaram “campeões, nós somos campeões” em seu novo estádio.

Títulos

1 Recopa Europeia
18 Campeonatos portugueses
15 Copas de Portugal
7 Supercopas portuguesas
4 Campeonatos de Portugal*

*O Campeonato de Portugal é considerado como a competição antecessora da Copa de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário