quarta-feira, 27 de junho de 2012

Escrevendo a história



Começa hoje a final da 53ª edição da Copa Libertadores da América. Em Buenos Aires, no mítico estádio de La Bombonera, a partir das 21h50m, Boca Juniors x Corinthians dão os primeiros passos para que a história do futebol sul-americano seja escrita. De um lado, o Boca, seis vezes campeão das Américas, em busca de igualar o recorde máximo do também argentino Independiente (sete títulos). Do outro lado, o Corinthians, em seu obsessivo sonho de, finalmente, levantar a Taça Libertadores.

Por coincidência, os campeões brasileiros enfrentam na decisão o clube que fez despertar na sua fiel torcida o desejo pela Libertadores. Foi na edição de 1991 que o Boca Juniors eliminou o Corinthians nas oitavas-de-final da competição. A partir de então, o Timão passou por diversas frustrações no torneio continental e se tornou alvo de piadas dos três rivais paulistas, todos campeões continentais – São Paulo e Santos (3 títulos) e Palmeiras (1).

Para chegar à final, o Corinthians fez uma campanha irrepreensível. O time de Parque São Jorge está invicto no torneio. Se se sagrar campeão invicto, o alvinegro repetirá um feito que não ocorre desde 1978. Naquele ano, o Boca Juniors foi campeão da Libertadores sem perder nenhum jogo. Desde o Santos em 2003, nenhuma equipe conseguiu atingir a final sem sofrer derrotas. Na ocasião, o time de Robinho, Diego & Cia perdeu o título exatamente para o Boca Juniors.

Os argentinos do Boca Juniors disputam a décima final de sua história (em 23 participações na Libertadores). Igualando, assim, o recorde do Peñarol. Mas não é o recorde de finais com que os Xeneizes se importam. Eles querem mesmo é igualar o rival Independiente, que soma sete conquistas continentais. O Boca tem seis. Quatro delas conquistadas neste milênio (2000, 2003, 2004 e 2007). E outras quatro ganhas em cima de brasileiros (1977 – Cruzeiro; 2000 – Palmeiras; 2003 – Santos; 2007 – Grêmio).

Para fazer história, o Boca Juniors conta muito com o ídolo Riquelme, que, este ano, voltou a estar em forma e a contribuir de forma determinante para o time. Além disso, os Xeneizes terão o estádio da Bombonera como aliado na partida de ida. Os torcedores fazem enorme pressão, apoiando o time do início ao fim.

No histórico de confrontos, o Boca Juniors leva vantagem sobre o Corinthians. Foram quatro jogos oficiais, com duas vitórias argentinas e dois empates. No total, incluindo amistosos, são 11 jogos, cinco vitórias do Boca e três do Corinthians (mais três empates). Na Bombonera, os dois times já se enfrentaram quatro vezes, com quatro vitórias dos donos da casa (com direito a um 5 x 0 em 1961). Na soma de gols, nos 11 embates, uma verdadeira goleada Xeneize: 27 x 17.

Hoje, Boca Juniors x Corinthians dão o pontapé inicial de uma final que entrará para a história, independentemente de quem saia campeão.

Ficha Técnica

Local: La Bombonera, Buenos Aires (Argentina)
Data: 27/06/2012, quarta-feira
Horário: 21h50m
Árbitro: Enrique Ossses (CHI)
Assistentes: Francisco Mondria e Carlos Astroza (ambos do CHI)

Boca Juniors: Orion; Roncaglia, Caruzzo, Schiavi e Clemente Rodríguez; Ledesma, Somoza, Erviti e Riquelme; Pablo Mouche e Santiago Silva. Técnico: Julio César Falcionis.


Corinthians:
 Cássio; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex; Jorge Henrique e Emerson Sheik. Técnico: Tite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário