quinta-feira, 21 de junho de 2012

Corinthians chega à primeira final



Naquele que pode ser considerado um dos mais importantes jogos da história do clássico alvinegro paulista, o alvinegro da capital, Corinthians, foi mais feliz ao fim dos 90 minutos e se deu melhor sobre o alvinegro do litoral, Santos. O Timão fez valer o seu mando de campo e a vantagem que conquistara na Vila Belmiro, para, com um empate em 1 x 1, chegar à primeira final da Libertadores de sua história.

O jogo não foi, tecnicamente, dos melhores de ser visto. Muito truncado, com o Corinthians jogando bem ao seu estilo – rigor defensivo acima de tudo – e o Santos inerte, sem a menor capacidade de criação, à espera unicamente dos lampejos de genialidade de Neymar, que, embora tenha feito o gol santista, não foi bem. Além disso, o árbitro marcou muitas faltas, várias delas desnecessárias, o que amarrou ainda mais o andamento do jogo.

Aos 35 minutos do primeiro tempo, Neymar, em um raro momento de lampejo, livrou-se da marcação, construindo a jogada que terminou no gol de 1 x 0 do Santos, marcado por ele mesmo, aproveitando o rebote do chute de Borges. O Peixe foi para o intervalo à frente do marcador, levando a decisão para os pênaltis.

No segundo tempo, Tite colocou Liedson em campo, buscando maior ofensividade. O Corinthians entrou decidido a retomar a vantagem na eliminatória. E, logo aos dois minutos, após cobrança de falta de Alex, Danilo fez o gol de empate, que daria a tão sonhada classificação ao time de Parque São Jorge.

Precisando da vitória, o Santos foi incapaz de pressionar o adversário. Ganso, grande maestro do meio-campo santista, andava em campo, nitidamente sem condições físicas para um jogo de alto nível. O jogador teve sua cirurgia adiada ao máximo e, quando passou pelo procedimento cirúrgico, deveria ter ficado, no mínimo, um mês em recuperação. Entretanto, o time da Vila Belmiro apressou o tratamento feito ao meia e o colocou em campo menos de três semanas depois da artroscopia ao joelho direito. Resultado: a jovem revelação se arrastou em campo, nos dois jogos.

Neymar, estrela principal do futebol brasileiro na atualidade, não conseguiu se livrar da boa marcação corintiana e, salvo o lance do gol santista, pouco conseguiu contribuir para o seu time.

Os corintianos, alheios aos problemas da falta de jogo coletivo santista, administraram o resultado até o apito final. Quando o jogo acabou, o Pacaembu celebrou em êxtase a primeira final continental do Timão.

O Corinthians chega invicto à final. Fato que não ocorria desde 2003, quando o Santos chegou à decisão sem derrotas. Naquele ano, o time brasileiro foi derrotado pelo Boca Juniors. Curiosidade: o Boca joga hoje a segunda partida da outra semifinal, contra a Universidad de Chile, e leva um 2 x 0 do primeiro jogo como vantagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário