sábado, 5 de maio de 2012

Torneio mais antigo do mundo conhece hoje seu novo campeão



Chelsea x Liverpool decidem hoje, no Estádio de Wembley, a Copa da Inglaterra (FA Cup), torneio de futebol mais antigo do mundo. O Liverpool pode chegar ao seu oitavo título da competição, enquanto o Chelsea tenta igualar-se ao Liverpool na lista de vencedores, chegando à sua sétima conquista.

Os “Reds” jogam a final para salvar a temporada. Apesar de ter vencido a Copa da Liga (torneio de menor importância no calendário inglês), a torcida do Liverpool não está nada satisfeita com a prestação do clube na Premier League, em que ocupa apenas a 9ª posição com 49 pontos (campanha medíocre, com 13 vitórias, 10 empates e 13 derrotas).

Embora não tenha conquistado nada este ano e ainda brigue por uma vaga na Liga dos Campeões na próxima temporada (foi eliminado pelo Liverpool na Copa da Liga e está em 6º no Campeonato Inglês, quatro pontos atrás de Newcastle e Tottenham), o Chelsea jogará a final da Liga dos Campeões deste ano, o que acalma os ânimos tanto do dono do clube, o russo Roman Abramovich, como dos seus torcedores.

O retrospecto dos confrontos, entretanto, é favorável ao Liverpool. Os “Reds” venceram os quatro últimos jogos contra os “Blues”, dois deles na atual temporada (0x2 na Copa da Liga e 1x2 no Campeonato, sempre jogando fora de casa). No geral, em 162 encontros, o Liverpool venceu 73 vezes, contra apenas 56 vitórias do Chelsea (e 33 empates).

Nos últimos cinco anos, o Chelsea se acostumou a levantar o caneco da FA Cup: venceu três Copas (2007, 2009 e 2010). O Liverpool conquistou sua última Copa em 2006.

Ficha técnica:

Chelsea: Cech; Bosingwa, Ivanovic, Terry e Ashley Cole; Mikel, Lampard, Raúl Meireles e Ramires; Drogba e Fernando Torres. Técnico: Roberto Di Matteo.

Liverpool: Reina; Johnson, Skrtel, Agger e José Enrique; Spearing, Kuyt, Henderson e Gerrard; Luís Suárez e Carroll. Técnico: Kenny Dalglish.

O jogo: realiza-se hoje, 5 de maio, no Estádio de Wembley (Londres), às 13h15m (horário de Brasília).

Nenhum comentário:

Postar um comentário