quinta-feira, 24 de maio de 2012

Semifinal brasileira ou argentina?



Hoje à noite Santos x Vélez Sarsfield fazem o segundo jogo das quartas-de-final da Libertadores e decidirão se haverá uma semifinal brasileira ou argentina na competição. Se o Vélez manter a vantagem do jogo de ida (venceu por 1 x 0 no El Fortin, gol de Obolo) e se classificar, vai disputar com o Boca Juniors uma vaga na final. Caso o Santos dê a volta ao resultado e ultrapasse os argentinos, fará um clássico paulista na semifinal, contra o Corinthians. Isso por conta do regulamento da Libertadores, que prevê o confronto de times do mesmo país caso dois clubes cheguem à semifinal.

O Santos de Neymar e Ganso (que fará uma artroscopia no joelho direito após o jogo) se encontra na mesma situação em que estava o Fluminense ontem, também frente a um argentino. Os santistas precisam vencer por dois gols de diferença para irem à semifinal. Se o jogo ficar 1 x 0 para o Santos, a decisão será nos pênaltis. Marcando um gol, o Vélez terá grande vantagem, pois forçará o Santos a vencer obrigatoriamente por dois gols.

O Vélez, campeão em 1994 e semifinalista em 2011 (eliminado pelo Peñarol), foi líder no grupo 7, com 12 pontos ganhos (4 vitórias e 2 empates), e passou pelo Atlético Nacional da Colômbia nas oitavas-de-final, com uma vitória fora (1 x 0) e um empate em casa (1 x 1). Suas únicas derrotas foram na altitude de Quito e na última rodada da fase de grupos, quando já estava classificado e em primeiro lugar.

Portanto, o Santos, que foi o primeiro do grupo 1 (que tinha o Internacional), terá vida difícil diante do bom time do Vélez. Não é de se esperar a mesma facilidade que o Peixe encontrou diante do Bolívar, no jogo de volta das oitavas-de-final (quando os santistas aplicaram uma goleada histórica, 8 x 0).

O alvinegro praiano contará com a pressão do alçapão da Vila Belmiro, além do talento acima da média de Neymar, para poder tentar ultrapassar o Vélez e, assim, continuar em busca da quarta Libertadores da história.

O outro jogo da noite

Universidad de Chile e Libertad definem, às 21h30m (horário de Brasília), no Estádio Nacional, em Santiago do Chile, o quarto semifinalista da Libertadores. O jogo de ida ficou empatado em 1 x 1, então a La U, atual campeã da Copa Sul-americana, joga por  um empate de 0 x 0 para ir adiante. O time chileno ainda não perdeu em casa na atual Libertadores e, em quatro jogos, marcou 15 gols e sofreu apenas três. Não será fácil para o Libertad ultrapassar a Universidad de Chile e seu bom futebol.

Ficha Técnica – Santos x Vélez Sarsfield

Data: 24/05/2012
Horário: 20h (horário de Brasília)
Local: Vila Belmiro (SP)
Árbitro: Roberto Silvera (URU). Assistentes: Mauricio Espinosa (URU) e Miguel A. Nievas (URU).

Santos: Rafael; Henrique, Edu Dracena, Durval e Juan; Adriano, Arouca, Elano e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Alan Kardec. Técnico: Muricy Ramalho.

Vélez Sarsfield: Barovero; Peruzzi; Cubero; Sebá Dominguez e Papa; Fernández; Canteros; Zapata e Cabral; Juan Martínez e Obodo. Técnico: Ricardo Gareca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário