segunda-feira, 14 de maio de 2012

Santa Cruz é bicampeão pernambucano



No dia em que completava 107 anos de existência, o Sport recebeu o Santa Cruz na Ilha do Retiro, no jogo decisivo do Campeonato Pernambucano 2012. Jogando pelo empate, a expectativa da torcida rubro-negra era de fazer uma festa dupla: a de aniversário e a do título. Mas o Santa Cruz não estava interessado nas celebrações do rival, e entrou para o jogo determinado a sair com a vitória e o bicampeonato pernambucano.

Em um jogo empolgante e emocionante, bem diferente da monotonia da partida de ida, o Santa Cruz se deu melhor e voltou a festejar um bicampeonato na casa do maior rival, exatos 25 anos depois de seu último bicampeonato e exatamente no mesmo local – Ilha do Retiro.

Branquinho, em impedimento, abriu o marcador aos 12 minutos do primeiro tempo. Mas o tricolor mal teve tempo para saborear a vantagem, pois Moacir empatou no minuto seguinte, contando com a ajuda do goleiro Tiago Cardoso, que falhou clamorosamente no lance de empate rubro-negro.

Ainda no primeiro tempo, Dênis Marques, o predador, recolocou o Santa Cruz à frente do placar. Com o gol, o centroavante coral chegou a 15 gols no Campeonato e se isolou na artilharia da competição, ultrapassando o rival Marcelinho Paraíba.

Com vantagem no marcador, o Santa Cruz voltou mais cauteloso para o segundo tempo e o Sport foi para cima, buscando o empate que lhe daria o 40º título estadual. Mas Tiago Cardoso se redimiu da falha no gol de Moacir e fez defesas importantíssimas que seguraram a vantagem coral.

Em um contra-ataque, Luciano Henrique, ex-Sport, ampliou a vantagem do Santa Cruz, fazendo 3 x 1 aos 29 minutos do segundo tempo. Edcarlos diminui para o Sport aos 35, fazendo com que a decisão ganhasse ainda mais emoção até o fim do jogo, que ainda teve cinco minutos de acréscimos.

Contudo, o Santa Cruz segurou o resultado e conquistou o seu 26º campeonato pernambucano, fazendo a festa na Ilha do Retiro e fazendo os tricolores recordarem a velha máxima de “casa dos festejos”.

Números do Santa Cruz no Pernambucano 2012:

Jogos: 26
Pontos: 51
Aproveitamento: 65,4%
Vitórias: 16
Empates: 3
Derrotas: 7
Gols marcados: 51
Gols sofridos: 27
Saldo de gols: 24

Ranking de Campeões Pernambucanos:

Sport – 39
Santa Cruz – 26
Náutico – 21
América – 6
Torre – 3
Tramways – 2
Flamengo – 1

PS. Foto de Paulo Paiva/Diario de Pernambuco.

2 comentários:

  1. Rapaz, embora acredite que haja sido esta a intenção, me incomodou o caráter demasiado impessoal (leia-se jornalístico) do texto. Mesmo não sendo o Sr. um torcedor do Santa Cruz, menções como à prepotência do Sr. Mazola Jr. que disse que o Sport seria campeão em entrevista ainda no início do campeonato ou a frase do presidente daquele clube, que chamou o diretor de futebol coral de estagiário mostram que o vexame leonino foi muito do justo. Só que atura "aquilo" são os próprios torcedores.

    A propósito, fiz uma postagem no blog de um amigo e posto agora o link:

    http://futebolartecultura.blogspot.com.br/2012/05/santa-cruz-bicampeao-pernambucano-2012.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, a minha intenção foi de fazer um relato jornalístico e o mais impessoal possível. Em alguns textos imprimo mais opinião e análise, em outros procuro apenas relatar os fatos.

      De todo o modo, a menção à postura do ex-treinador do Sport poderia ter sido feita. Foi um esquecimento de minha parte. Uma lacuna no texto. Bem observado por ti.

      Conferi a publicação no blog do teu amigo. Espirituosa... hahaha

      Excluir