domingo, 6 de maio de 2012

Finais pelo Brasil


Começam neste domingo as finais dos principais campeonatos estaduais pelo Brasil.



Paulista 

O Santos de Neymar começa a disputa da final do Campeonato Paulista contra o Guarani. Os craques Neymar e Ganso podem conquistar o tricampeonato paulista, algo que não acontece desde 1969, tempos em que o Santos de Pelé dominava o futebol brasileiro.

Se for campeão, o Peixe conquistará seu 20º título paulista. O Guarani, campeão brasileiro de 1978, briga pelo primeiro título estadual de sua história (o Bugre foi vice-campeão em 1988, perdendo a final para o Corinthians).

Na quarta-feira, a Federação Paulista decidiu que as duas partidas da final serão no Estádio do Morumbi (que pertence ao São Paulo), decisão que deixou os torcedores do Guarani insatisfeitos, uma vez que esperavam ver seu time jogando a final em casa, o estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas.

Apesar de ter as atenções divididas entre a final do paulista e as oitavas-de-final da Copa Libertadores, o Santos é o grande favorito à conquista do título, liderado pelo talento acima da média do grande craque do futebol brasileiro, Neymar.

Na primeira fase, os dois finalistas se enfrentaram na 11ª rodada, em Campinas, e o resultado foi Guarani 0x2 Santos (os santistas venceram jogando com o time reserva).

Muricy Ramalho, treinador do Santos, pode ser campeão estadual pela sétima vez (Náutico 2001 e 2002; Internacional 2003 e 2005; São Caetano 2004; e Santos 2011).

O jogo será hoje, no Morumbi, às 16h.

Carioca

No Rio de Janeiro, Fluminense x Botafogo voltam a se encontrar em uma final depois 37 anos. Na última final entre esses dois tradicionais times cariocas, o tricolor se deu melhor e foi campeão.

O Fluminense está na fila do estadual desde 2005 e exige que a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro oriente bem os gandulas que atuarão nas finais. Os tricolores chamam a atenção para a questão depois que o Botafogo contou com a ajuda da gandula Fernanda Maia para marcar seu primeiro gol na vitória contra o Vasco, na decisão da Taça Rio, domingo passado.

O Botafogo é o único time invicto no Brasil, com 11 vitórias e 11 empates nos 22 jogos que realizou em 2012. Os botafoguenses foram campeões invictos uma vez na história, no ano de 1989 (quando saíram de uma fila de 20 anos), e este ano podem repetir o feito histórico. Já os tricolores tentarão o seu 31º título carioca, o que os deixaria a um campeonato do Flamengo, maior campeão estadual, com 32 conquistas.

Fluminense x Botafogo fazem a primeira partida da final no Estádio do Engenhão, às 16h.

Mineiro

O América-MG, treinado pelo pernambucano Givanildo Oliveira, chega a sua primeira final do Campeonato Mineiro desde 2001, ano em que o Coelho conquistou o seu último título estadual.

Para chegar à decisão, o time de Givanildo eliminou o atual campeão Cruzeiro, vencendo as duas partidas nas semifinais. O adversário do América-MG será o Atlético-MG, maior campeão de Minas Gerais, com 40 campeonatos. O Galo eliminou o Tupi na semifinal.

O América, que completou 100 anos de existência no último dia 30 de abril, espera poder surpreender o Atlético e, assim, repetir o feito de sua última conquista, quando bateu exatamente o Galo na final do estadual de 2001.

A final do Mineiro será realizada no recém-inaugurado Estádio Independência, às 16h.

Finais no Sul

A bola vai rolar no sul do país: gaúchos, paranaenses e catarinenses começam, a decidir quais serão os seus campeões estaduais.

No Rio Grande do Sul, o atual campeão Internacional busca o seu 41º título estadual. O Inter vai ao Estádio Centenário, enfrentar o supreendente Caxias, que foi campeão gaúcho em 2000, sendo o último clube a ser campeão estadual fora a dupla da capital, GreNal.

No Paraná, um Atletiba definirá o campeão. O Coritiba busca o tricampeonato, enquanto o Atlético-PR luta para não ser tri-vice, ficando atrás do rival pelo terceiro ano seguido. Com a Arena da Baixada em reformas para a Copa do Mundo de 2014, o Atlético mandará o jogo na Vila Capanema (casa emprestada pelo Paraná Clube).

Em Santa Catarina, Avaí x Figueirense fazem no Estádio da Ressacada a primeira final entre os rivais da capital catarinense depois de 13 anos. O Avaí ganhou o catarinense em 2010, enquanto o Figueirense venceu seu último estadual desde 2008. Os dois maiores campeões estaduais, com 15 títulos cada, disputam a supremacia local.

Clássicos no Nordeste

No Nordeste, as finais pegarão fogo, com dois grandes clássicos definindo os títulos na Bahia e no Ceará.

Salvador vai parar para ver mais um Ba-Vi decisivo. Vitória x Bahia começam a briga pelo título no Estádio do Barradão. Os tricolores baianos lutam para saírem de uma fila de 11 anos, enquanto os rubro-negros buscam o seu 8º título neste período de jejum dos grandes rivais.

No Ceará, Fortaleza x Ceará entram em campo no Estádio Presidente Vargas na disputa pela supremacia no estado. Os alvinegros, atuais campeões, têm 40 títulos estaduais e o tricolor do Pici tem 39 campeonatos. O Ceará tentará ampliar a vantagem de títulos, enquanto o Fortaleza deseja igualar o rival em número de campeonatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário