segunda-feira, 14 de maio de 2012

FC Porto - supremacia de três décadas em Portugal



No sábado se encerrou mais uma edição do Campeonato Português. O FC Porto foi o campeão, conquistando o bicampeonato na 28ª rodada, com duas rodadas de antecedência. Com a conquista, o time azul e branco consolidou ainda mais a hegemonia no futebol português, nos últimos 30 anos. Este foi o 19º título portista em 30 Campeonatos.

No gráfico acima, vê-se as classificações de seis clubes nos últimos 30 campeonatos portugueses: FC Porto, Benfica, Sporting, Boavista, Sporting Braga e Vitória de Guimarães.

O Boavista, afastado da I Liga por decisão administrativa da Liga e Federação portuguesas, foi o primeiro e único clube a ser campeão português fora os três grandes desde 1946 (quando o Belenenses conquistou seu único campeonato). Além disso, o time portuense foi vice-campeão duas vezes, em 1998/99 e 2001/02.

O Sporting Braga nos últimos anos ganhou grande destaque no futebol português. Foi vice-campeão em 2009/10, disputando o título com o Benfica até a última rodada. No campeonato que se encerrou no fim de semana, o time bracarense ficou em 3º lugar, mas chegou a liderar a competição por algumas rodadas.

O Vitória de Guimarães entra na relação por ser um dos clubes mais tradicionais de Portugal e por ter ficado entre os três primeiros colocados em algumas ocasiões, como em 2007/08, ano em que voltou à I Liga, após breve passagem pela II Liga. Este ano, o Guimarães ficou em 6º lugar.

Dos grandes clubes portugueses, o Sporting é aquele que menos conquistas obteve. Nos últimos 30 anos, os sportinguistas só foram campeões duas vezes, estando já há 10 anos sem conquistarem o título nacional. Para além do fato de ter conquistado apenas dois títulos, o Sporting ficou fora das três primeiras posições oito vezes, como aconteceu este ano, em que terminou na quarta colocação (que é a posição mais baixa obtida pelo clube nos últimos 30 campeonatos).

Maior campeão português, com 32 conquistas, o Benfica perdeu a sua supremacia para o rival do Norte, FC Porto. Até 1982, o Benfica havia conquistado 26 campeonatos portugueses, contra apenas sete dos portistas. Era uma vantagem de 19 títulos.

Nos últimos 30 anos, contudo, o Benfica só foi campeão oito vezes e viu o Porto, com 19 conquistas, diminuir a diferença que era de 19 para apenas seis campeonatos. Há 30 anos era inimaginável esperar que o Benfica tivesse uma vantagem tão curta diante do Porto.

Mas não é apenas a escassez de títulos que marca esse período de três décadas do Benfica. O clube encarnado também amargou algumas más campanhas, ficando fora das três primeiras posições em três ocasiões – chegou a ficar em 6º lugar, na sua pior temporada de toda a história, no ano de 2000/01 (amenizado pelo fato de o Boavista ter sido campeão e não um de seus dois rivais).

O FC Porto, maior campeão português nos últimos 30 anos, além de ter levantado a taça em 19 ocasiões, também tem outro registro que é impressionante: quando não foi campeão, ficou com o vice-campeonato. Isso só não aconteceu por duas vezes, quando os portistas ficaram em terceiro lugar (2001/02 e 2009/10).

Ou seja, enquanto o Benfica só conquistou oito campeonatos e ficou três vezes abaixo dos três primeiros lugares, o terceiro lugar foi a pior classificação do Porto, e apenas em duas temporadas.

Em 30 anos, o FC Porto soma 19 campeonatos, 9 vice-campeonatos e 2 terceiro lugares; enquanto o maior rival, Benfica obteve 8 campeonatos, 11 vice-campeonatos, 8 terceiro lugares, 2 quarto lugares e 1 sexto lugar.

Nesse período, além da hegemonia nacional, o FC Porto também se tornou o maior ícone do futebol português em termos internacionais. Foi bicampeão europeu (1987 e 2004), bicampeão mundial (1987 e 2004), bicampeão da Copa UEFA/Liga Europa (2003 e 2011) e campeão da Supertaça Europeia (1987).

Nos últimos 30 anos, o FC Porto, comandado pelo presidente Pinto da Costa desde abril de 1982, é uma verdadeira máquina de conquistar títulos.

Ranking de campeões portugueses nos últimos 30 anos:

FC Porto – 19
Benfica – 8
Sporting – 2
Boavista – 1

PS. O blog agradece ao amigo Aécio Prado pela elaboração do gráfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário