sexta-feira, 25 de maio de 2012

Definidas as semifinais da Libertadores



Foi difícil, mas o Santos conseguiu vencer o Vélez Sarsfield por 1 x 0 e levar a decisão para os pênaltis, em que se saiu melhor e pôde celebrar a classificação para a semifinal da Libertadores.

Mesmo jogando com um a mais desde a expulsão do goleiro Barovero aos 41 minutos do primeiro tempo, o Santos encontrou imensa dificuldade para penetrar a retranca armada pelo time argentino. Com Ganso limitado fisicamente (faz hoje artroscopia no joelho direito) e Neymar muito bem marcado, o jogo ofensivo santista, sem inspiração, não fluiu. Restou ao alvinegro praiano jogar na base do abafa e ter paciência até conseguir quebrar o ferrolho do Vélez.

Alan Kardec marcou o gol da vitória santista aos 33 minutos, pouco tempo depois de ter falhado um gol cara a cara com o goleiro Montoya, lembrando o erro de Diego Souza, que custara, na noite anterior, a eliminação do Vasco. Mas Alan Kardec, ao contrário de Diego Souza, redimiu-se e pôs o Santos em vantagem no jogo e empatou a eliminatória.

O Vélez, que se defendeu desde o primeiro minuto de jogo e ainda tinha apertado o ferrolho quando ficou com 10 jogadores em campo, continuou a se defender como pôde, tentando levar o jogo para os pênaltis. Conseguiu.

Mas, nos pênaltis, o Santos foi mais eficaz, convertendo suas quatro cobranças. Enquanto os argentinos falharam duas. Final, Santos 4x2 nas grandes penalidades e o Peixe se mantém na briga pelo seu segundo bicampeonato da Libertadores.

Na semifinal, haverá um clássico paulista. Santos x Corinthians, atuais campeões da Libertadores e do Brasil, farão, certamente, uma eliminatória muita equilibrada na busca pelo acesso à grande final da competição.

Curiosidade

Na última vez que o Corinthians chegou à semifinal da Libertadores, em 2000, o time do Parque São Jorge também enfrentou um rival paulista. Na ocasião, o adversário foi o rival Palmeiras.

Foram dois grandes jogos, com o Corinthians vencendo o primeiro, por 4 x 3, e o Palmeiras vencendo o segundo, 3 x 2. A decisão foi para os pênaltis e o alviverde se deu melhor: 5 x 4.

Na final, o Palmeiras foi derrotado pelo Boca Juniors, que conquistou o primeiro de seus quatro títulos da Libertadores nos anos 2000. Curiosamente, o Boca Juniors está na outra semifinal da atual edição do torneio, podendo vir a fazer mais uma final contra o vencedor de uma semifinal de clássico paulista.

Universidad de Chile pega o Boca Juniors

Como já foi dito, um dos times que ainda está em disputa é o Boca Juniors, que busca o quinto título nos anos 2000, seu sétimo da história (para, assim, poder se igualar ao Independiente como maior campeão da Libertadores). E o adversário do Boca será a Universidad de Chile, que eliminou, também nos pênaltis, o Libertad, do Paraguai.

Invicta em casa, a La U empatou em 1 x 1, como tinha acontecido no Paraguai, e teve que decidir nos pênaltis a quarta vaga da semifinal da Libertadores. Foi mais eficaz, fez 5 x 3 e avançou na competição.

Atual campeã da Copa Sul-Americana, a La U deverá fazer uma bela semifinal contra o tradicional time argentino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário