segunda-feira, 14 de maio de 2012

Campeões pelo Brasil



Em São Paulo, com a vitória de 4 x 2 sobre o Guarani, o Santos se sagrou tricampeão paulista pela terceira vez, com Neymar, Ganso e companhia repetindo um feito histórico que o Peixe não alcançava desde 1969, nos tempos de Pelé. No Morumbi, o Guarani não conseguiu o milagre de reverter a vantagem santista e ainda perdeu mais uma. Neymar marcou duas vezes e chegou a 27 gols em 24 jogos no ano. Este foi o 20º campeonato paulista do Santos.

No Rio de Janeiro, o Fluminense confirmou o seu favoritismo, bateu o Botafogo por 1 x 0, no Estádio do Engenhão, e chegou ao 31º título estadual. O gol do título foi de Rafael Moura. Na soma dos dois jogos, o tricolor carioca aplicou 5 x 1 no rival da estrela solitária, deixando clara a sua superioridade.

O Atlético Mineiro atropelou, no Estádio Independência, o América-MG na final do Campeonato Mineiro, fazendo 3 x 0 (dois gols de Bernard e um de Serginho). O Galo conquistou o 41º estadual da história. O Coelho, em ano de centenário, não conseguiu sair da fila e já soma 11 anos sem ser campeão.

Decisões no Nordeste



Em jogo eletrizante no Estádio de Pituaçu, o Bahia empatou com o Vitória, em 3x 3, e quebrou o jejum que durava desde 2001. O time comandado pelo técnico Paulo Roberto Falcão esteve atrás do marcador por duas oportunidades. O Vitória abriu o placar aos quatro minutos e o Bahia virou ainda no primeiro tempo. No começo do segundo tempo, o rubro-negro baiano voltou a se colocar à frente do placar, mas Diones empatou aos 26 minutos do segundo tempo, empatando o jogo e dando o 44º título estadual do tricolor baiano.

Em outra decisão envolvendo um clássico nordestino, o Ceará se aproveitou do regulamento do campeonato e, mesmo com o empate de 1 x 1 contra o Fortaleza, foi campeão estadual. Saindo atrás do placar, o Vovô chegou ao empate com gol de Felipe Azevedo e levantou a 41ª taça da história.

Na Paraíba, o Campinense passou por cima do Sousa, goleou 4 x 0 e conquistou o 19º paraibano da história. O Campinense será um dos adversários do bicampeão pernambucano, Santa Cruz, na Série C do Campeonato Brasileiro.

Mais campeões

Leandro Damião marcou o gol da virada e do título do Internacional no Rio Grande do Sul. O Colorado, que na quinta-feira havia sido eliminado na Libertadores, saiu perdendo, dentro de casa, contra o Caxias, mas chegou ao empate ainda no primeiro tempo, por intermédio de Sandro Silva. No segundo tempo, o artilheiro Damião fez o gol da vitória e deu ao Inter o bicampeonato gaúcho, o 41º do Colorado.

Em Santa Catarina, o Avaí não tomou conhecimento do Figueirense e voltou a vencer no jogo de volta. Desta vez, fora de casa, fez 2 x 1 e levantou o 16º campeonato estadual, deixando o rival para trás no ranking de títulos, tornando-se o maior campeão catarinense.

Após mais um empate na final paranaense, 1 x 1 no Couto Pereira (o jogo de ida tinha ficado 0 x 0), o Coritiba precisou das cobranças de pênalti para chegar ao tricampeonato estadual, o 36º de sua história. Nos penais, o Coxa fez 5 x 4 e celebrou mais um título paranaense.

No Serra Dourada, o Goiás evitou o tricampeonato do Atético-GO. Com o regulamento debaixo do braço, o time esmeraldino ainda saiu atrás no marcador, mas chegou ao empate no segundo tempo, 1 x 1, e celebrou seu 23º campeonato goiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário