sábado, 5 de maio de 2012

Bicampeão Porto recebe Sporting em clássico português



Em jogo a contar pela 29ª rodada do Campeonato Português, o já bicampeão FC Porto receberá no Estádio do Dragão o Sporting. Os portistas conquistaram o título na última rodada, quando bateram o Marítimo fora de casa (0x2) e contaram com o empate do Benfica em Vila do Conde (2x2 com o Rio Ave). O Sporting briga pelo terceiro lugar, que dá acesso à 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Para o Porto, este será o jogo da comemoração do título, uma vez que a conquista foi celebrada no sofá, vendo o jogo Rio Ave 2x2 Benfica pela televisão. O Estádio do Dragão deverá receber a sua maior enchente do ano, para ovacionar os bicampeões portugueses.

De volta à briga pelo terceiro lugar, graças a uma boa sequência de vitórias (cinco) e aos tropeços do Braga, o Sporting vai dar tudo de si para poder vencer o rival Porto em seu estádio, algo que não acontece desde 2007, e, assim, manter a esperança de voltar a participar da maior competição de clubes do mundo, a Liga dos Campeões.

O Porto não perde no Estádio do Dragão há 56 jogos, desde outubro de 2008. É a maior sequência invicta, a jogar em casa, entre os clubes europeus.

Curiosidade

João Moutinho, antigo capitão do Sporting, que trocou os Leões pelos Dragões no começo da temporada passada, em dois anos de Porto já conquistou dois campeonatos portugueses. É o mesmo número de títulos nacionais conquistados pelo Sporting nos últimos 30 anos (os Leões não são campeões desde 2002). Comparando com o outro rival do Porto, Moutinho, em dois anos, conquistou tantos títulos portugueses quanto o Benfica nos últimos 18 anos.

Histórico de confrontos

Em toda a história, FC Porto x Sporting já se enfrentaram 212 vezes e o equilíbrio impera neste clássico. Cada clube venceu 76 jogos e o empate ocorreu em 60 ocasiões.

Quando detém o mando de campo, como no jogo de hoje, o Porto esbanja superioridade, com 53 vitórias, 32 empates e apenas 21 derrotas, em 106 jogos.

Nos últimos dez clássicos em que recebeu o Sporting pelo Campeonato Português, o Porto venceu seis vezes, empatou três e o Sporting venceu apenas uma vez.

Demais jogos

Toda a 29ª rodada do Português acontecerá hoje e ao mesmo tempo, com os jogos começando às 16h30m (horário de Brasília).

O Benfica receberá o União de Leiria, em jogo que esteve ameaçado de não acontecer, devido à crise em que o Leiria se encontra, praticamente sem jogadores disponíveis para jogar, depois que quase todo o elenco rescindiu seus contratos por falta de pagamento de salários.

O Sporting Braga, que está em terceiro lugar, jogará em casa contra o Beira-Mar. Se vencerem e o Sporting perder para o Porto, os “arsenalistas” garantirão com uma rodada de antecipação sua presença na próxima Liga dos Campeões.

FC Porto x Sporting, ficha técnica:

FC Porto: Helton; Sapunaru, Maicon, Otamendi e Alex Sandro; Fernando, Moutinho, Lucho; Hulk, Janko e James Rodríguez. Técnico: Vitor Pereira.

Sporting: Rui Patrício; João Pereira, Anderson Polga, Xandão e Insúa; Schaars, Elias e André Martins; Izmailov, Van Wolfswinkel e Capel. Técnico: Sá Pinto.

O jogo: realiza-se hoje, no Estádio do Dragão (Porto), às 16h30m (horário de Brasília).

Nenhum comentário:

Postar um comentário