sábado, 19 de maio de 2012

Bayern x Chelsea decidem a Liga dos Campeões



Hoje, Bayern Munique x Chelsea farão a final da maior competição interclubes do mundo, a Liga dos Campeões da Europa. O jogo será na Allianz Arena, na cidade de Munique, às 15h45m (horário de Brasília).

O Bayern Munique tenta conquistar a competição pela quinta vez em sua história e, assim, igualar o Liverpool como terceiro maior campeão do torneio. Esta será a nona final dos alemães, que venceram em 1974, 1975, 1976 e pela última vez em 2001, quando bateram o Valencia nos pênaltis. Em 1975 o adversário derrotado na final foi o inglês Leeds United.

Os bávaros, entretanto, caso sejam derrotados pela quinta vez, igualarão Juventus e Benfica como os clubes que mais perderam finais da Liga dos Campeões. Os alemães foram derrotados em 1982, 1987, 1999 e 2010. Em 1982 e 1999, o Bayern foi derrotado por ingleses: Aston Villa e Manchester United.

Já o Chelsea, busca o seu primeiro título. Desde que foi adquirido pelo bilionário russo Roman Abramovich em 2003, o Chelsea passou a ter como obsessão a conquista da Liga dos Campeões. O russo já investiu quase 1 bilhão de euros no clube, incluindo os 140 milhões de Libras pagos para adquirir o clube. Contudo, o time londrino perdeu a única final que disputou, em 2008, para o Manchester United.

Caso vença a competição, o Chelsea não vencerá apenas a sua primeira Liga dos Campeões, mas também será a primeira taça conquistada por um clube de Londres. Assim, a capital inglesa poderá passar a ser a sexta capital com o título do maior torneio de clubes europeu. Até hoje, apenas Madrid, Lisboa, Amsterdam, Bucareste e Belgrado tiveram times campeões.

Para chegarem à final, Bayern e Chelsea eliminaram nas semifinais os dois grandes favoritos da competição, Real Madrid e Barcelona, respectivamente. Os bávaros venceram em Munique por 2x1 e perderam em Madrid pelo mesmo placar; nos pênaltis, com Neuer em grande destaque, asseguraram vaga na final. Já os “Blues”, venceram por 1x0 em Londres e foram empatar em Barcelona, 2x2, surpreendendo o mundo do futebol.

Final em casa

Esta será a quarta vez na história que um time fará a final em seu estádio. Real Madrid e Inter de Milão foram campeões em 1956/57 e 1964/65, respectivamente. Os espanhois bateram a Fiorentina no Santiago Bernabéu, enquanto os italianos venceram o Benfica no San Siro. Já a Roma (que tinha como grande ídolo o brasileiro Falcão) foi derrotada no Estádio Olímpico pelo Liverpool, em 1983/84. O Bayern, portanto, poderá ser o terceiro clube a se sagrar campeão em casa.

Campeão mais africano

O Chelsea poderá ser o time “mais africano” a levantar a taça. Michael Essien, de Gana, Obi Mikel, da Nigéria, Salomon Kalou e Didier Drogba, da Costa do Marfim são os quatro africanos do time.

Ficha Técnica:

Chelsea: Cech; Bosingwa, Cahill, David Luiz e Ashley Cole; Mikel, Lampard, Bertrand; Mata, Drogba e Kalou. Técnico: Roberto di Matteo.

Bayern de Munique: Neuer; Lahm, Boateng, Tymoshchuk e Contento; Schweinteiger, Kroos; Robben, Muller e Ribéry; Gómez. Técnico: Jupp Heynckes.

Árbitro: Pedro Proença (POR). Assistentes: Bertino Miranda e Ricardo Santos (POR).

Local: Allianz Arena, Munique. Hora: 15h45m (horário de Brasília).

Nenhum comentário:

Postar um comentário