terça-feira, 8 de maio de 2012

Atlético Madrid x Athletic Bilbao fazem final histórica



Amanhã, Atlético Madrid x Athletic Bilbao se enfrentam no Estádio Nacional, em Bucareste (Romênia), pela final da edição 2011/12 da Liga Europa. Trata-se de uma final histórica, por diversas razões.

Chegando à sua terceira edição sob o atual nome, Liga Europa, a competição continuará a ter como campeões apenas clubes espanhóis e portugueses. Nas duas edições anteriores, triunfaram Atlético Madrid (que pode repetir o feito este ano) e FC Porto. Além disso, esta é a segunda final consecutiva entre clubes do mesmo país: em 2010/11 o FC Porto bateu o Sporting Braga e agora, em 2011/12, Atlético x Athletic medirão forças.

Para estarem na final, Atlético e Athletic fizeram suas trajetórias completas na Liga Europa, ou seja, estão na competição desde o início, portanto, não vieram da Liga dos Campeões. Esta é a primeira final desde 2006/07 em que não há um finalista oriundo da Liga dos Campeões (os terceiros colocados da fase de grupos da Liga dos Campeões têm a oportunidade de disputar a Liga Europa a partir da fase eliminatória).

Nas semifinais, o Atlético eliminou o espanhol Valência, vencendo os dois jogos – 4x2 em Madrid, no jogo de ida; e 0x1 em Valência, na volta. O Athletic teve mais dificuldades para passar pelo Sporting. Perdeu em Lisboa, 2x1 e venceu, em jogo emocionante, no San Mamés por 3x1.

Esta será a quinta final espanhola da Liga Europa (contando sua história desde a Copa das Cidades com Feiras e a Copa UEFA). É um recorde, pois até então a Espanha dividia com a Itália o número de finais exclusivas da competição – quatro cada. Além disso, Atlético x Athletic fazem a sexta final espanhola de uma competição européia (incluindo a Liga dos Campeões), também um recorde para a Espanha.

O Atlético tem a possibilidade de bater dois recordes. Se for campeão, tornar-se-á o vencedor de um torneio europeu com o maior número de gols marcados – “Los Colchoneros” já marcaram 40 gols na Liga Europa, ultrapassando o atual campeão Porto, que fez 37 no ano passado. Além disso, poderá ultrapassar o Barcelona em vitórias consecutivas em competições europeias: atualmente, ambos estão empatados com 11 triunfos seguidos.

O Atlético já venceu uma Liga Europa, em 2009/10. Enquanto Athletic foi finalista em 1976/77 da Copa UEFA, quando foi batido pelos italianos da Juventus.

A final de amanhã colocará frente a frente, em uma final europeia, antigas matriz e filial. O Atlético Madrid, até a década de 1920 era uma filial do Athletic Bilbao.

Matriz e filial, uma ligação histórica

Fundado em 1898, o centenário Athletic é um dos clubes mais tradicionais da Espanha. Falando em sua fundação, é preciso fazer uma observação: o clube considera a sua origem em 1898, porém a sua atual versão remonta a 1903, altura da fusão de dois outros emblemas bilbaínos – Athletic Club (de 1898) e Bilbao Football Club (de 1900).

O Atlético, por sua vez, foi fundado em 1903 por estudantes bascos, torcedores do Athletic Bilbao, que viviam na capital espanhola. Inclusive, o nome original do Atlético é Athletic Club Madrid. Até a década de 1920, o Atlético de Madrid era uma filial do Athletic de Bilbao.

Quanto às cores dos clubes, mais uma curiosidade: o uniforme original (de ambos) era azul e branco (igual ao do inglês Blackburn). Mas, em 1911, quando os dirigentes dos dois clubes foram à Inglaterra, não encontraram uniformes azuis e brancos do Blackburn e concordaram em comprar as camisas vermelhas e brancas, com calções pretos, do Sunderland.

A diferença atual nos detalhes dos uniformes dos dois clubes remonta, também, a esta época. O Athletic Bilbao adotou o uniforme de forma idêntica ao do Sunderland (camisas vermelhas e brancas, e calções pretos), enquanto o Atlético Madrid (que, na altura, ainda se chamava Athletic Madrid) preferiu manter os calções azuis do uniforme antigo e só adotou as camisas vermelhas e brancas no novo padrão. E é por isso que ambos são alvirrubros, com camisas muito parecidas até hoje, porém um com calções pretos e o outro calções azuis.

Além dessa relação histórica que une os dois clubes, há um outro fator que os une de alguma forma: o Athletic Bilbao, por seu posicionamento nacionalista (basco), sempre teve como grande oponente o Real Madrid, clube ligado ao fascismo de Franco. Real Madrid que é o grande rival do Atlético Madrid na capital espanhola. Ou seja, de certo modo, ambos têm um inimigo em comum.

Por conta destes fatores, uma final europeia entre Athletic Bilbao x Atlético Madrid carrega consigo um simbolismo enorme, que fará desta decisão algo a ficar marcado na história.

Finais da Copa do Rei

Contudo, esta não será a primeira vez que os dois clubes, historicamente ligados, vão se enfrentar em uma final. Atlético x Athletic já realizaram três finais da Copa do Rei da Espanha, com o Athletic vencendo duas (1921 e 1956) e o Atlético se dando melhor na última decisão, em 1985.

Equilíbrio no histórico de confrontos

Em toda a história, já ocorreram 182 jogos entre Atlético x Athletic e o equilíbrio é enorme. Cada clube venceu 75 vezes. Nas últimas dez vezes que os dois clubes se enfrentaram, o equilíbrio se mantém. Foram cinco vitórias para cada lado, com o Atlético marcando 15 gols e o Athletic 14.

Falcao, o Sr. Liga Europa

O colombiano Falcao Garcia pode se tornar o primeiro jogador a ser artilheiro da competição por dois anos consecutivos. Em 2010/11, Falcao marcou 17 gols na campanha triunfante do Porto; na atual temporada, o colombiano já leva 10 gols marcados pelo Atlético, dividindo a artilharia com o holandês Huntelaar, do Schalke 04, que foi eliminado pelo Athletic nas quartas-de-final.

Falcao, que participa da Liga Europa apenas pela segunda vez em sua carreira, já é o terceiro maior artilheiro da competição, com 27 gols, atrás apenas do sueco Henrik Larsson 31 gols (em 45 jogos) e do alemão Dieter Müller 29 gols (em 36 jogos). O colombiano, entretanto, é imbatível quando o assunto é média de gols: tem impressionante média de 1 gol por jogo (27 gols em 27 jogos que disputou).

Athletic Bilbao, o ícone de um povo

O Athletic Bilbao é um clube diferenciado, tornando-se um verdadeiro ícone do seu povo.

O Athletic Bilbao, desde o ano de 1911, prima por um princípio básico: só veste o manto vermelho e branco quem nasce na denominada Euskal Herria, a terra dos bascos. Isso compreende o País Vasco (região autônoma espanhola), Navarra e Iparralde (País Vasco francês) - um exemplo de um jogador francês é Bixente Lizarazu, campeão do Mundo com a seleção francesa de 1998, nascido na região basca francesa (Iparralde), e que jogou pelo Athletic (temporada 1996/97).

Além disso, também são aceitos jogadores DESCENDENTES de bascos (como é o atual caso do venezuelano Fernando Amorebieta, que joga, inclusive, pela seleção vinotinto; ou do brasileiro Vicente Biurrun, que atuou no Athletic entre 1986 e 1990) e jogadores FORMADOS no território basco, nas "canteras" de algum clube basco (como o goleiro Aranzubia, por exemplo, de La Rioja, formado no Athletic e que defendeu o clube até o ano de 2008).

Para saber mais sobre a história do Athletic Bilbao - Athletic Bilbao - o ícone de um povo volta a uma final europeia.

Ficha técnica:

Atlético Madrid: Courtois; Godin, Miranda, Dominguez e Filipe Luís; Gabi, Suárez, Adrián López, Diego e Arda Turan; e Falcao.

Athletic Bilbao: Iraizoz; Iraola, Amorebieta, Jave Marténez e Aurtenetxe; Iturraspe, De Marcos e Herrera; Suaseta, Llorente e Muniáin (Ibai Gomez).

Árbitro: Wolfgang Stark (Alemanha).

O jogo: realiza-se amanhã, 09 de maio de 2012, no Estádio Nacional, Bucareste (Romênia), às 15h45m (horário de Brasília).

Nenhum comentário:

Postar um comentário