quinta-feira, 26 de abril de 2012

Liga Europa conhece hoje seus dois finalistas


Hoje Valência x Atlético Madrid e Athletic Bilbao x Sporting decidem quais serão os dois finalistas da Liga Europa, segunda competição interclubes do Velho Continente.

No jogo de ida, em Madri, o Atlético bateu o Valência por 4x2 e abriu confortável vantagem para o jogo de volta, que ocorrerá no estádio de Mestalla. O Valência terá que vencer por dois gols de diferença (2x0 ou 3x1) para ir à final, enquanto que “Los Colchoneros” podem perder por um gol de diferença que, mesmo assim, estarão na final.

Em Bilbao, ao Athletic Bilbao bastará um simples 1x0 para chegar a sua segunda final continental da história. No confronto de leões, o português Sporting tem a vantagem do empate para chegar a sua terceira final continental (foi campeão da antiga Recopa Europeia em 1934/64 e vice-campeão da Copa UEFA [atual Liga Europa] em 2004/05).

Esta é a terceira edição da Liga Europa, que sucedeu a Copa UEFA (que, por sua vez, já havia sucedido a Copa das Cidades com Feiras). Na Liga Europa, apenas espanhóis e portugueses souberam o que é ser campeão – Atlético Madrid conquistou a primeira edição e o FC Porto é o atual campeão. Independentemente dos finalistas, o título continuará na Península Ibérica.

Se o Athletic Bilbao eliminar o Sporting, esta será a quinta final espanhola de toda a história da competição (contando desde 1958/59) e a 12ª final entre clubes do mesmo país. Até hoje, foram 11 finais entre clubes da mesma nação: 4 da Espanha; 4 da Itália; 1 de Portugal; 1 da Alemanha; e 1 da Inglaterra. Dentre os quatro semifinalista, o Valência já esteve em uma final envolvendo outro espanhol, foi 1961/62, quando o clube valenciano conquistou a Copa das Cidades com Feiras sobre o Barcelona.

Os dois jogos acontecem no mesmo horário, às 16h05m (horário de Brasília). Valência x Atlético Madrid no estádio de Mestalla e Athletic Bilbao x Sporting no estádio de San Mamés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário