domingo, 29 de abril de 2012

Clássico dos clássicos que vale vaga na final



Sport x Náutico fazem hoje o jogo de volta da semifinal do Campeonato Pernambucano. Os rubro-negros venceram o jogo de ida por 1x2, nos Aflitos, e por terem realizado a melhor campanha na primeira fase, podem até perder por um gol de diferença que estarão classificados para a final. Aos alvirrubros, portanto, só restará uma vitória por dois ou mais gols de vantagem (detalhe: Náutico não vence o Sport na Ilha do Retiro desde 2004).

Além de ter feito melhor campanha na primeira fase e de ter ganho o jogo de ida, o Sport leva vantagem sobre o rival no cômputo geral de toda a história do clássico dos clássicos e também tem se dado melhor sobre o rival nos últimos jogos decisivos.

Há controvérsias quanto ao número de vezes que o clássico dos clássicos, terceiro clássico mais antigo do Brasil, já foi realizado. Dentre as diversas estatísticas, uma delas aponta para 528 confrontos: 202 vitórias do Sport, 175 vitórias do Náutico e 153 empates. O Sport marcou 712 gols e o Náutico 680.

Em decisões, o Náutico não vence uma final frente ao Sport desde 1968, quando o alvirrubro conquistou o hexacampenato pernambucano. Nos últimos anos, contando apenas a partir da década de 1990, os dois clubes já realizaram quatro finais, com quatro conquistas do Sport, a última em 2010. No ano passado, os dois rivais se encontraram na semifinal do Pernambucano e o Sport eliminou o Náutico.

O Sport, certamente, entrará em campo mais tranqüilo, sabendo que tem uma boa vantagem a seu favor e que só terá de geri-la. O Náutico, por seu lado, terá de partir para o ataque, sabendo que uma vitória simples quebrará o jejum de vitórias na casa do rival, mas que apenas uma vitória simples não será suficiente para o alvirrubro chegar à final.

Na outra semifinal, o Santa Cruz, atual campeão pernambucano, joga contra o Salgueiro. O tricolor, que busca o bicampeonato (feito que não alcança desde 1987), precisa de vencer para ir à final. Já o Salgueiro, que venceu no jogo de ida por 2x1, jogar pelo empate para disputar a primeira final de estadual em sua história.

Ficha técnica:

Sport x Náutico

Sport: Magrão; Bruno Aguiar, Tobi e Edcarlos; Moacir, Hamilton, Marquinhos Paraná, Marcelinho Paraíba e Julinho; Jheimy e Jael. Técnico: Mazola Júnior.

Náutico: Gideão; Auremir (João Ananias), Cesar Marques, Ronaldo Alves e Jefferson; Lenon (Ramirez), Derley, Souza e Ramon; Rodrigo Tiuí e Siloé. Técnico: Alexandre Gallo.

Árbitro: Sandro Meira Ricci.

O jogo: realiza-se hoje, no estádio da Ilha do Retiro, às 16h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário