segunda-feira, 23 de abril de 2012

Campeonatos estaduais pelo Brasil


Final de semana de jogos decisivos em diversos estaduais pelo Brasil. Vamos aos resultados nos principais deles.

Campeonato Pernambucano

Em Pernambuco, o Sport foi aos Aflitos e bateu o Náutico por 1x2 no Clássico dos Clássicos. Em jogo polêmico, em que os alvirrubros reclamam a não expulsão do jogador rubro-negro Renê antes dos 20 minutos de jogo e em que o Sport teve dois pênaltis a favor, o Náutico não soube converter a maior posse de bola e a maior quantidade de chances em gols e parte atrás na briga pelo acesso à final. O Sport pode perder por até um gol de diferença que estará na final do Pernambucano.

No outro jogo da semifinal, o surpreendente Salgueiro bateu o atual campeão Santa Cruz, 2x1, de virada. O time sertanejo joga pelo empate na partida de volta, no Arruda. Ao tricolor pernambucano, bastará uma vitória simples para poder ir à final brigar pelo bicampeonato (algo que o Santa Cruz não conquista desde 1987).

Campeonato Paulista

No Campeonato Paulista, São Paulo e Santos cumpriram as suas partes ao vencerem Bragantino (4x1) e Mogi Mirim (2x0), respectivamente. O clássico San-São definirá um dos finalistas. O jogo será realizado no Morumbi.

Na outra chave, enquanto a maioria das pessoas esperava por um dérbi paulistano na semifinal – Corinthians x Palmeiras – Guarani e Ponte Preta surpreenderam e farão um dos dérbis campineiros mais importantes da história. O Guarani recebeu e venceu o Palmeiras por 3x2 (com direito a gol olímpico de Fumagalli), enquanto a Ponte Preta foi ao Pacaembu bater o Corinthians, também por 2x3. O jogo será no Brinco de Ouro, pois o Guarani fez melhor campanha que a Ponte. Os dois tradicionais times de Campinas nunca conquistaram um campeonato estadual (o Guarani foi campeão brasileiro em 1978 e vice-campeão em 1986 e 1987).

Campeonato do Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro Botafogo e Vasco farão a final da Taça Rio (segundo turno), para ver qual dos dois vai à final enfrentar o campeão da Taça Guanabara (primeiro turno), Fluminense.

No sábado, o Botafogo bateu o Bangu, 4x2. Ontem, o Vasco passou pelo seu maior rival, Flamengo, de virada, 3x2.

Campeonato Mineiro

Tupi e Atlético-MG ficaram no 1x1 no jogo de ida da semifinal do Campeonato Mineiro. Sábado, dia 28 de abril, os dois decidirão a vaga na final, com vantagem para o Atlético, que joga pelo empate.

Na outra semifinal, o América-MG saiu na frente do Cruzeiro ao vencer por 3x2 o jogo em Sete Lagoas. Na segunda partida, o Cruzeiro precisa de vencer para ir à final. O América, que não ganha um estadual desde 2001, joga pelo empate.

Campeonato Gaúcho

Um Gre-Nal decidirá a Taça Farroupilha, segundo turno do Campeonato Gaúcho. No próximo domingo, Internacional x Grêmio se enfrentam no Beira-Rio, para verem qual dos dois tradicionais clubes vai à final para disputar o título Gaúcho de 2012 contra o Caxias (vencedora da Taça Piratini).

Campeonato Baiano

Na Bahia, os dois grandes da capital saíram atrás nas semifinais do estadual. O Vitória da Conquista, em casa, bateu o Bahia por 1x0; enquanto o Feirense (de Feira de Santana) venceu o Vitória, também por 1x0.

Os jogos de volta serão em Salvador e os dois tradicionais times soteropolitanos precisam vencer seus adversários para irem à final.

O atual campeão baiano é o Bahia de Feira e se o Feirense chegar à final e for campeão, será a primeira vez na história que a cidade de Feira de Santana terá dois títulos baianos consecutivos.

O Bahia, por sua vez, não levanta a taça do estadual desde 2001 (nesse período, viu o seu rival Vitória conquistar sete troféus).

Campeonato Paranaense

Ontem o Coritiba conquistou o segundo turno do Campeonato Paranaense com uma rodada de antecedência, ao bater o seu grande rival, Atlético-PR, por 4x2. Assim, o Coxa assegurou vaga na final, em que enfrentará o próprio Atlético-PR, campeão do primeiro turno.

O Coritiba busca o tricampeonato, sua maior sequência de títulos estaduais desde o hexacampeonato de 1971 a 1976; enquanto o Atlético lutará para não ficar pelo terceiro ano seguido na fila, o que seria seu maior jejum desde o início dos anos 1990, quando ficou sete anos sem ser campeão (período áureo do Paraná Clube, que conquistou seis dos sete estaduais disputados).

Nenhum comentário:

Postar um comentário