quinta-feira, 26 de abril de 2012

Athletic x Atlético farão final espanhola na Liga Europa



Athletic Bilbao e Atlético Madrid confirmaram presença na final da Liga Europa, ao vencerem, respectivamente Sporting e Valência hoje. Os bascos fizeram 3x1 nos portugueses, dando a volta ao resultado adverso obtido em Lisboa (perdera por 2x1). Enquanto que os madrilenhos apenas confirmaram a classificação, com uma vitória por 0x1 sobre o Valência, após terem feito 4x2 no Vicente Calderón.

Esta será a décima segunda final entre clubes do mesmo país em finais da Liga Europa (entendida desde a primeira edição da Copa das Cidades com Feira, em 1958/59) e a quinta final entre espanhóis. Em todas as competições europeias, esta será a sexta final entre clubes da Espanha, um recorde – a Itália é o segundo, com cinco finais (Inglaterra duas, Alemanha e Portugal uma, são os outros países com finais exclusivas na Europa).

A final a ser disputada no dia 09 de maio, no Estádio Nacional (Bucareste, Romênia), colocará frente a frente, em uma final europeia, antigas matriz e filial. O Atlético Madrid, até a década de 1920 era uma filial do Athletic Bilbao.

Entendendo um pouco da ligação histórica entre os dois finalistas

Fundado em 1898, o centenário Athletic é um dos clubes mais tradicionais da Espanha. Falando em sua fundação, é preciso fazer uma observação: o clube considera a sua origem em 1898, porém a sua atual versão remonta a 1903, a quando da fusão de dois outros emblemas bilbaínos – Athletic Club (de 1898) e Bilbao Football Club (de 1900).

O Atlético, por sua vez, foi fundado em 1903 por estudantes bascos, torcedores do Athletic Bilbao, que viviam na capital espanhola. Inclusive, o nome original do Atlético é Athletic Club Madrid. Até a década de 1920, o Atlético de Madrid era uma filial do Athletic de Bilbao.

Quanto às cores dos clubes, mais uma curiosidade: o uniforme original (de ambos) era azul e branco (igual ao do inglês Blackburn). Mas, em 1911, quando os dirigentes dos dois clubes foram à Inglaterra, não encontraram uniformes azuis e brancos do Blackburn e concordaram em comprar as camisas vermelhas e brancas, com calções pretos, do Sunderland.

A diferença atual nos detalhes dos uniformes dos dois clubes remonta, também, a esta época. O Athletic Bilbao adotou o uniforme de forma idêntica ao do Sunderland (camisas vermelhas e brancas, e calções pretos), enquanto o Atlético Madrid (que, na altura, ainda se chamava Athletic Madrid) preferiu manter os calções azuis do uniforme antigo e só adotou as camisas vermelhas e brancas no novo padrão. E é por isso que ambos são alvirrubros, com camisas muito parecidas até hoje, porém um com calções pretos e o outro calções azuis.

Além dessa relação histórica que une os dois clubes, há um outro fator que os une de alguma forma: o Athletic Bilbao, por seu posicionamento nacionalista (basco), sempre teve como grande oponente o Real Madrid, clube ligado ao fascismo de Franco. Real Madrid que é o grande rival do Atlético Madrid na capital espanhola. Ou seja, de certo modo, ambos têm um inimigo em comum.

Por conta destes fatores, uma final europeia entre Athletic Bilbao x Atlético Madrid carrega consigo um simbolismo enorme, que fará desta decisão algo a ficar marcado na história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário